Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

PARQUE ESTADUAL SERRA DE SANTA BÁRBARA PORTO ESPERIDIÃO - MT.

Publicado em: 24 de Julho de 2019

Fonte: Secretaria de Turismo e Cultura


Data: 24 de Julho de 2019

Fonte: Secretaria de Turismo e Cultura


Autor da Foto: Fernanda Ferraz

PARQUE ESTADUAL SERRA DE SANTA BÁRBARA E SEUS ATRATIVOS 

O Parque Estadual Serra de Santa Bárbara foi criado em  04/11/1.997, pelo Decreto Estadual nº 1.797 e pela lei 7.165 de 23/08/1.999, por ser área de transição de grande interesse ecológico, possuindo quatro ecossistemas:Cerrado, Pantanal, Amazônico e confluência com Chaco Boliviano.

Pertencente tambem ao município de Porto Esperidião que está situado no extremo leste de  sua área territorial, distando 317 km de Cuiabá, 101 km de Cáceres e 120 km de Pontes e Lacerda, ligada a estes Municípios pela BR 174, Sua posição hoje é estratégica e bastante considerável no tocante ao meio ambiente e ao turismo, localizado às margens da BR 174,  e banhada pelo Rio Jauru, um dos afluentes da margem direita do Rio Paraguai.

Seus Atrativos Naturais: 

  • TRILHA DO VERMELHO: TRECHO: Esta trilha dá acesso ao Rio Vermelho e Rochas de formas Esculturais, neste trecho podemos encontrar cinco cachoeiras, que ainda não possuem nomes e ainda com suas matas ciliares intactas.
  • TRILHA DA GRUTA: Trilha  que, dará acesso a um canyon de aproximadamente 150 metros de Altura e 1.500 metros de extensão. Atravessando este canyon estaremos diante da Cachoeira dos ventos, inexplorada devido a dificuldade de acesso.
  • TRILHA DO PICO MONTE CRISTO: Trilha de doze kilometros de extensão para acesso ao Pico de Monte Cristo, da casa do administrador, percorrendo uma vicinal no entorno do Parque. Onde pode-se ter acesso a uma riquíssima fauna e flora, Além de cachoeiras como a cachoeira dos ventos com 150 m. de altura,tem este percurso o divisor de bacias hidrográficas.
  • TRILHA DO PÉ DA SERRA: A referida trilha já possui 1.600 metros com placas de identificação de  animais, onde podemos observar uma diversidade de flora do cerrado e mata estacional, além disso uma grande variedade de pássaros como por exemplo as Araras Azuis, Canindé e Vermelha,  considerando que esta área foi identificada por ornitólogos, Dr. Eduardo Carrano e Dr. Lori Klemann, que a avifauna da região possui uma alta diversidade de espécies, podendo chegar a trezentos e cinquenta as espécies nos diversos ambientes existentes no parque.
  • TRILHA DO MINUTO: Trilha de oito kilometros que dará aceso ao Rio Aguapeí e à Cachoeira do Minuto, chegando até o Poço do Rio Alegre. Esta trilha possui uma grande variedade de animais, conforme consta o parecer da bióloga mastozoóloga Dra. Liliani Tiepolo, onde em uma pesquisa rápida foram encontrados cerca de sessenta espécies de mamíferos compondo a fauna do Parque Estadual da Serra de Santa Bárbara.
  • A vegetação do Parque Estadual Serra da Santa Bárbara difere de um lugar para o outro, são encontrados no parque e no entorno o cerrado com diferente fitofisionomia, florestas ciliares, floresta estacional semidecidual.
     

Privacidade