Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Formação de Brigada

Publicado em: 14 de Abril de 2023

Autor: Anderson Alexandre Jornalista DRT - 0003156/MT

Fonte: Assessoria de Imprensa


Data: 14 de Abril de 2023

Autor: Anderson Alexandre Jornalista DRT - 0003156/MT

Fonte: Assessoria de Imprensa


Autor da Foto: Anderson

Formação de Brigada de Incêndio Florestal

 

Bom dia, nestes dias 10/04 à 14/04/2023 aconteceu o curso de Formação de Brigada de Incêndio Florestal a Prefeitura Municipal de Porto Esperidião através da Secretaria de Agricultura e o Sindicado Rural de São José do Quatro Marcos em parceria com o SENAR-MT, ofereceu 20 vagas para este Curso de Formação de brigada de incêndio florestal.

Onde esteve conosco o Instrutor Jose Roberto Bueno Cuchinski  do SENAR - MT.

Sua formação:
- Agronomia
- Publicidade e propaganda
- Técnico de segurança do trabalho
Pos graduação
- Engenharia de segurança do trabalho
- Engenharia de prevenção e combate a incêndio
- Engenharia e prevenção de combate a incêndio florestal
- Especialista em combate a incêndio Hasmat (TEEX - College Station - TX - EUA)
- Especialista em combate a incêndio de interiores e rurais (ENB - Escola nacional de bombeiros de Portugal - Sintra - Portugal)
- Bombeiro Profissional Civil
 

Mas o que é brigada de incêndio? 

Brigadistas são um grupo de pessoas capacitadas para atuar na prevenção, no abandono e combate a um princípio de incêndio, sendo aptas também a prestação dos primeiros socorros. Na proteção aos incêndios florestais, uma brigada trabalha, principalmente, em três frentes, prevenção, monitoramento e combate.

Neste ano de 2023 irá acontecer contratações para esta área e irá contar pontos quem tiver este curso.

O Curso Tem Como Objetivo: Realizar técnicas de prevenção e combate a incêndios florestais, seguindo as recomendações e normas de segurança.

Conteúdo Programático: 1. Apresentação 2. Sistema FAMATO/SENAR 3. Conceito de Fogo/Triângulo do fogo 4. Conceito, princípios e fases da Combustão 5. Conceito e tipos de incêndios florestais 6. Tipos de incêndios florestais: subterrâneo, superficial e aéreo ou de copa - propagação de incêndios florestais 7. Transferência de calor e classificação dos incêndios 8. Triângulo do incêndio florestal (comportamento do fogo) 9. Variáveis do comportamento (velocidade, forma de propagação, coluna de fumaça) 10. Fatores do comportamento (topografia, meteorologia, combustível) 11. Uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) 12. Ferramentas de combate manuais: McLeod, pulaski, abafador, chicote, bomba costal e pinga fogo (queimador) 13. Equipamentos motorizados: soprador, motosserra, motobomba, reservatório pipa, tratores, roçadeira 14. Manutenção preventiva de ferramentas, principais causas de acidentes com ferramentas e ponto de ancoragem 15. Linha de fogo, de defesa e de controle - aceiros (negro, manual e mecanizado) 16. Fases do combate: detecção, reconhecimento, ataque inicial, controle, extinção, vigilância e desmobilização 17. Deslocamento local de combate: disciplina de marcha, controle do efetivo, orientação 18. Rotativo (por setor), progressivo fu(mais...).

Foi um maravilhoso curso onde os mesmos estão muito contentes, disse os mesmos que si vier a precisar estarão pronto para servir o Munícipio. 

 

"JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!"

Privacidade