Seja Bem Vindo, 18 de Dezembro de 2018

Notícia Projeto Centro de Extensão Terapêutico “Acolher” Prefeitura de Porto Esperidião.

Publicado em: 27/03/2018 ás 13:27:00 Autor: Ronaldo Fialho Fonte: Drª Cristia Melissa

Projeto do Centro de Extensão Terapêutico “Acolher” em Porto Esperidião, Visa Tratar a Saúde Mental de Pacientes.

A Prefeitura Municipal de Porto Esperidião, através de sua Secretaria Municipal de Saúde, inova com início dos trabalhos e a abertura ao público e pacientes, com um projeto inédito na cidade de Porto Esperidião, neste início do ano de 2018 já é realidade o “Centro de Extensão Terapêutico Acolher".

Sendo o principal objetivo do Projeto "Acolher" – Extensão com Práticas Terapêuticas Integrativas e Complementares no Âmbito da Saúde Mental na Atenção Básica do Município de Porto Esperidião/MT, elaborado pela Dra. Cristia Melisa Almeida De Souza. O projeto surgiu devido a uma procura significativa nas Secretarias do Município e órgãos competentes tais como, Delegacia, Promotoria bem como o Conselho Tutelar de Porto Esperidião, para que se disponibilizasse o tratamento para transtornos de comportamento, de personalidade, aprendizagem, ansiedade e quadros depressivos, pois sabe-se que a demora a procura e uma fila de espera podem agravar tais patologias, que demandam o “acolhimento desse paciente”.

Para suprir tal necessidade, o projeto vem proporcionando um espaço dinâmico e técnicas de terapias em grupo com o foco neste momento, para crianças, adolescentes, jovens e adultos. O Centro de Extensão Terapêutico Integrativo visa a convivência, a troca de experiências e também a participação dos usuários em atividades educativas, culturais e recreativas, tudo com o objetivo de melhorar a autoestima, a valorização pessoal, proporcionando mentes saudáveis para conviver no meio social. O projeto também propõe o desenvolvimento de pesquisas no campo das terapias integrativas.

O projeto contará com um facilitador Pedagogo ou Psicopedagogo bem como acompanhamento de um (a) Assistente Social, para que a família seja trabalhada em sua totalidade, as oficinas a serem oferecidas são terapia em grupo (psicodrama), terapia familiar, aconselhamento psicológico, técnicas dentro da psicopedagogia, ludoterapia, oficinas de artes, palestras motivacionais, palestras preventivas (com profissionais da saúde), musicoterapia e outros.

Segundo a Autora do Projeto Dra. Cristia Melisa Almeida de Souza, o projeto prevê que até 60 pacientes sejam atendidos por dia dentro das turmas. Isso possibilitará que mais pacientes sejam atendidos, menor tempo de espera, indivíduos saudáveis e uma população com comportamentos menos traumáticos. A Drª Cristia agradece ao Prefeito Municipal Sr. Martins Dias de Oliveira e sua Chefe de Gabinete Maria Regina de Castro Martins, pelo empenho e entendimento de que este projeto além de ser necessário principalmente as crianças do nosso município, também trará uma melhoria na saúde mental das famílias de Porto Esperidião, estende também seus agradecimentos a Primeira Dama do Município Sr.ª Claudia Regina Marques de Oliveira – Secretária Municipal de Assistência Social e também o Srº. Alfeu Mussolino Secretário Municipal de Saúde, e todos os profissionais das Secretarias de Saúde, Educação, Social, também a Câmara Municipal e Comércio Local.

E ressalta ainda: “Estamos muito felizes pelo nosso projeto ter ficado entre os 10 primeiros, embora o que mais valeu, foi o reconhecimento, que podemos de fato fazer a diferença dentro desse trabalho usando as diversas terapias alternativas e integradas. Nós da Prefeitura Municipal e suas Secretarias, estamos unidos para fazer acontecer esse trabalho de acolhimento e transformação na vida de nossos usuários”, afirma a Dra. Cristia Melisa.

O Prefeito Municipal Martins Dias de Oliveira, diz ser uma realização pessoal, pois quando se trata da saúde deste povo que tanto ama, sim é uma realização pessoal, e ainda reafirma que tudo que puder fazer para a melhoria da saúde dos munícipes de porto Esperidião assim o fará, e enfatiza ainda que este projeto será de extrema importância na saúde pública aqui em Porto Esperidião, pois facilitara a vida de muitas famílias que tem filhos especiais ou até mesmo famílias que tenham crianças e adolescentes com algum transtorno seja de comportamento, de personalidade, aprendizagem, ansiedade ou quadros depressivos, e que agora terão onde recorrer e conseguir tratamento adequado para seus filhos e familiares.