Seja Bem Vindo, 21 de Maio de 2022

Notícia Doação de Sangue

Doação de Sangue
Publicado em: 30/11/2021 ás 08:05:00 Autor: Anderson Alexandre Fonte: assessoria de Imprensa

Doação de Sangue

Bom dia povo de Porto Esperidião Prefeitura Municipal e Secretária de Saúde estão a todo o vapor, pois hoje estão em nossa Cidade o Hemocentro de Cuiabá, para realizar a Coleta de Sangue, a partir das 7:00 horas no PSF Centro. Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Um simples gesto de amor e solidariedade pode gerar muitos sorrisos. Faça sua parte, independentemente de parentesco entre o doador e quem receberá a doação

“O sangue é insubstituível e sem ele é impossível viver”

A doação de sangue é um ato voluntário que pode ajudar a salvar muitas vidas. Em cada doação, uma pessoa doa, no máximo 450 ml de sangue e essa única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas.

Vale destacar que, em cerca de um dia, o organismo já repõe a quantidade de sangue que foi retirada na doação. Além disso, doar sangue é um ato seguro e todos os materiais usados no procedimento são descartáveis. Desse modo, não há riscos de você ser contaminado ao doar sangue.

Várias são as situações em que uma pessoa necessita de sangue. Entre as situações mais conhecidas, podemos citar as cirurgias de grande porte, transfusão para pacientes com doenças crônicas, como a doença falciforme e após acidentes graves.

Conheça abaixo os requisitos para doar:

• No Brasil, pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue.
• Para quem tem entre 16 e 18 anos é necessário ter consentimento dos responsáveis.
• Candidatos à doação com idades entre 60 e 69 anos só podem doar se já tiverem doado antes dos 60.
• É preciso pesar no mínimo 50kg e estar em bom estado de saúde.
• O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nem fumado nas 12 horas anteriores à doação.
• O candidato à doação não pode estar em jejum.
• A frequência máxima admitida é de quatro doações anuais para o homem e de três doações anuais para a mulher.
• O intervalo mínimo entre doações deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
• A doação de sangue deve ser 100% voluntária, altruísta e não remunerada (direta ou indiretamente), independentemente do parentesco.

Nossos sinceros agradecimentos a toda a equipe envolvida neste trabalho e sim nosssos sinceros agradecimentos a vc que deixou um momento tudo que estava fazendo para salvar uma vida através desse gesto de Amor.

Faça Sua Parte Doem Sangue.