Seja Bem Vindo, 05 de Dezembro de 2021

Notícia Dia da criança

Dia da criança
Publicado em: 18/10/2021 ás 12:26:00 Autor: Anderson Alexandre Fonte: assessoria imprensa

Dia das Crianças

O Dia das Crianças é comemorado anualmente em 12 de outubro no Brasil.

Esta data celebra os direitos das crianças e adolescentes, ajudando a conscientizar as pessoas (os pais, em especial) sobre os cuidados necessários durante esta fase da vida.

Origem do Dia das Crianças

A proposta para a criação desta data é de autoria do deputado federal fluminense Galdino do Valle Filho. Após a sua aprovação, surgiu o Decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924, que oficializou o dia 12 de outubro como o Dia das Crianças.

No entanto, o dia ganhou maior popularidade a partir de 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção com a Johnson & Johnson e criou a "Semana do Bebê Robusto" a fim de aumentarem suas vendas.

A partir deste momento, a data passou a ser marcada pela oferta de presentes às crianças, principalmente brinquedos.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Universal da Criança é celebrado em 20 de novembro, em homenagem à data da aprovação da Declaração dos Direitos da Criança, nesta mesma data em 1959, com os seguintes princípios:

As crianças, sem distinção ou discriminação, devem ter todos os seus direitos garantidos;

Deve-se proporcionar às crianças proteção social e oportunidades que lhes auxiliem no desenvolvimento;

É direito da criança receber um nome e nacionalidade;

Tanto a criança quanto a mãe devem receber cuidados pré e pós-natais;

Crianças com necessidades especiais terão direito a tratamento, educação e cuidados necessários;

A criança deve receber amor e compreensão para o desenvolvimento de sua personalidade;

Direito à educação para capacitação, sendo gratuita pelo menos nos anos iniciais;

Crianças devem ser os primeiros indivíduos a receber socorro;

Garantia de proteção em situações de negligência, crueldade e exploração;

Proteção em situações de discriminação, seja por raça, religião ou de outra natureza.

Em alguns países, como Portugal, por exemplo, as crianças são homenageadas em 1º de junho, data conhecida como Dia Internacional da Criança.

O Centro de Referência de Assistência Social-CRAS, realizou neste dia 08/10/2021 atividade presencial com as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo referente ao Dia das Crianças, onde foi encenado o teatro do Chaves, com o tema de prevenção ao uso de drogas.

Participaram cerca de 42 crianças, divididos no período matutino e vespertino

Com a participação da Prefeitura Municipal, Secretaria de Assistência Social e o CRAS que realizaram este lindo evento.

Onde tivemos a ajuda dos colaboradores do CRAS, Assistente sociais, Psicóloga, a própria Secretária, pessoal do cadastro único, da limpeza e a merendeira

Colocando o lúdico em um assunto importante em nosso município, a compreensão do tema fica de forma leve e de fácil entendimento, já que o papel do CRAS é trabalhar a prevenção de situações de risco e vulnerabilidades, bem como trazer as pessoas o serviço de orientação e informação. Onde foi possível então trazer ao coração da criança alegria de viver, mostrando também a elas os cuidados que elas precisam que ter ao longo da vida, elas presenciaram o quanto o amor e o cuidado faz toda a diferença, quando é colocado emoção e amor naquilo que fazemos.

Onde também neste dia tão maravilhoso foi realizado muitas brincadeiras com um especial lanche.