Seja Bem Vindo, 05 de Dezembro de 2021

Notícia Alternativas de Alimentação Para Bovinos No Período Da Seca

Alternativas de Alimentação Para Bovinos No Período Da Seca
Publicado em: 27/10/2021 ás 11:38:00 Autor: Anderson Alexandre Fonte: assessoria de imprensa

Alternativas de Alimentação Para Bovinos

No Período Da Seca

Independente da intensidade e da duração da época de seca nos campos, o fornecimento de alimentação suplementar para o gado é sempre importante. Se depender apenas do pasto para fazer as refeições durante o período seco, o gado terá perda de peso, queda na produção de leite e na taxa de fertilidade, além de maior predisposição a contrair doenças, ou ainda, morrer.

O produtor deve estar preparado, com um bom planejamento alimentar, para que o seu rebanho enfrente os períodos sem chuva.

O planejamento e a produção devem ser feitos com antecedência para que o alimento esteja pronto, em quantidades certas, na época de escassez de água. São várias as formas de alimentação do gado na seca, basta escolher as que são mais adequadas ao sistema de produção da sua propriedade, para assegurar a saúde dos animais.

Há várias alternativas práticas e economicamente viáveis que podem contribuir para manter a sua produtividade. Cana-de-açúcar e ureia, milho semi hidropônico, e silagem, são algumas formas nutrir os animais enquanto o tempo seco permanecer. Confira algumas opções que podem atender às necessidades dos rebanhos no período de seca.

Alternativas de alimentação nutritiva

Cana-de-açúcar e ureia

Destinada para o gado bovino, a mistura serve como fonte de energia e proteína. Para corrigir o baixo teor de proteína da cana, é indicada a adição de ureia, cujo uso na suplementação deve ocorrer somente nos níveis recomendados e com a adaptação dos animais.

Milho semi hidropônico

A técnica da hidroponia é bastante disseminada dentro do cultivo de hortaliças e algumas flores e frutas. Contudo, nas demandas agrícolas a hidroponia também pode muito útil. É o caso do cultivo hidropônico de plantas ou grãos que possam ser usadas na suplementação alimentar do gado leiteiro e de corte.

Silagem

Opção de armazenagem de forragem no período das águas, para os animais enfrentarem os meses de estiagem. Como o processo envolve mecanização total, é mais caro do que as demais alternativas citadas acima. O milho e o sorgo são indicados como melhores sugestões, devido à facilidade de cultivo, aos elevados rendimentos e à qualidade da silagem produzida.

A Prefeitura Municipal de Porto Esperidião, Ministério da Agricultura, Sindicato Rural Quarto Marcos, onde foi realizado o curso de alternativas de alimentos para bovinos no período de seca, na aldeia dos índios Chiquitanos pelo Senar, onde esteve conosco Anna Luz Netto Malhado.

Formada em: Zootecnista

Instrutora do Senar MT.

Parabéns aos colaboradores deste curso onde pudemos testemunhar a alegria na aldeia sobre o quanto foi gratificante este curso.

O cacique em seu comentário elogiou o curso e ao cuidado com a aldeia pela nossa Prefeitura, que tem dedicado tempo em trazer mas melhorias naquela região.

Disse o ancião “Estamos juntos”.

Bom fica bem claro a felicidade em somar para juntos avançarmos.

Fica aqui nossos sinceros agradecimentos para cada um envolvimento neste lindo trabalho, realmente povo de Porto Um Novo Tempo chegou em Nosso Município.