Seja Bem Vindo, 05 de Dezembro de 2021

Notícia A CIDADE DE PORTO ESPERIDIÃO RECEBE O PRIMEIRO BEM (BRIGADA ESTADUAL MISTA) DO ESTADO DE MATO GROSSO

Publicado em: 31/08/2021 ás 08:05:00 Autor: Ronaldo Fialho Fonte: Sub Comandante Gusmão

A criação deste agrupamento de contenção e combate a incêndios a “BEM (Brigada Estadual Mista) ”, aconteceu devido ao grande fluxo de focos de incêndios florestais, áreas de interesses públicos, entre outros em toda a região, sendo importante destacar que está “BEM” (Brigada Estadual Mista), é a primeira a ser ativada no estado de Mato Grosso.

Ações de Resposta

A fase de resposta é o momento que o CBMMT realiza o combate ao evento ocorrido. Neste caso o tempo é a principal variável a ser considerada. E para que a resposta seja rápida os meios devem estar preparados e distribuídos conforme o planejamento.

A primeira resposta nível 1 será realizada no próprio município, por meio das BEM’s, Caso a resposta nível 1 não seja suficiente para controlar o incêndio, poderá ser acionada, via Sala de Situação do BEA, a resposta nível 2. Esta resposta reforça o atendimento por meio da Equipe de Intervenção e Apoio Operacional (EIAOp), Equipe Operacional de Apoio Aéreo (EOPAer) e Equipe de Apoio Operacional Mecanizado (EAOM) com a possibilidade de emprego de outras agências que compõem o CIMAN-MT. Caso a resposta nível 2 não seja suficiente para controlar o incêndio, poderá ser acionada via CIMAN nacional a resposta nível 3. Neste nível de resposta deverá ser acionado o Ministério da Defesa, Ministério de Integração Nacional, via Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e Ministério do Meio Ambiente.

Além das 25 (vinte e cinco) Unidades Operacionais Bombeiro Militar (UOBM) existentes na organização do CBMMT, sendo 01 (uma) unidade especializada em emergências ambientais (BEA), 04 (quatro) batalhões, 14 (quatorze) companhias independentes, 02 (dois) pelotões e 04 (quatro) núcleos, durante o período em que se agrava a ocorrência dos incêndios florestais, são instituídos Instrumentos de Reposta Temporários (IRT).

Os Instrumentos de Resposta Temporários são as Bases Descentralizadas Bombeiro Militar (BDBM), as Brigadas Municipais Mistas (BMM), as Brigadas Estaduais Mistas (BEM)( é o do Porto Esperidião ), as Equipes de Intervenção e Apoio Operacional (EIAOp) e as Brigadas Indígenas Estaduais (BrIE), com o objetivo de agregar e intensificar o serviço de prevenção e combate aos incêndios florestais do CBMMT, especialmente, em localidades que não possuem UOBM e necessitam de resposta estabelecida na fase de resposta da TIF.

Para a TIF (temporada de incêndio florestal) 2021 será adotada a seguinte lista de áreas temáticas prioritárias, respectivamente, para atendimento de ocorrência e empenho das Guarnições disponíveis:

• Unidades de Conservação;

• Áreas de interesse público;

• Propriedades privadas circunvizinhas a UC’s;

• Propriedades privadas;

Os brigadistas receberam os treinamentos em:

01 - Incêndio florestais comportamento e combate

02 - Organização de pessoal em combate a incêndio florestal

03 - Atendimento pré-hospitalar

04 - Tipos de construção de aceiros

Agradecimentos:

Alessandro Borges Ferreira – Cel QOBM Comandante Geral do CBMMT

Luciana Bragança Brandão da Silva - Ten Cel QOBM Comandante REGIONAL V (CR V) – CÁCERES

Michael Jackson Rodrigues Ataíde - 1* Tenente QOBM Comandante da 2ª Companhia Bombeiro Militar “2º CIBM” - Cáceres

Ao Prefeito Municipal de Porto Esperidião e seus secretários, da Fazenda, secretário do meio ambiente e secretário da agricultura.

Nós os caras ficamos na história do Corpo de bombeiros de MT.