Seja Bem Vindo, 25 de Abril de 2018

Notícia PORTO ESPERIDIÃO SEDIA REUNIÃO PARA PREFEITOS DOS MUNICÍPIOS PARTICIPANTES DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, SOCIAL, AMBIENTAL E TURÍSTICO DO COMPLEXO NASCENTES DO PANTANAL.

Publicado em: 12/04/2018 ás 16:14:00 Autor: Ronaldo Fialho Fonte: Secretário Executivo do Consórcio Sr. Dariu A. Carniel

Neste ultimo dia 06 do mês de Abril, foi realizada nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores de Porto Esperidião,  uma reunião com as presenças de varias autoridades municipais: Vereadores, Secretários bem como com a do Prefeito Municipal Sr. Martins Dias de Oliveira e tambem com os Prefeitos de vários municipios da região: Prefeito JOEL MARINS DE CARVALHO MUNICÍPIO DE ARAPUTANGA, Prefeito FRANCIS MARIS CRUZ MUNICÍPIO DE CÁCERES, Prefeito  SIDINEI CUSTÓDIO DA SILVA MUNICÍPIO DE CURVELÂNDIA, Prefeito EDUARDO FLAUSINO VILELA,  MUNICÍPIO DE FIGUEIRÓPOLIS D’OESTE, Prefeito PAULO REMÉDIO MUNICÍPIO DE GLÓRIA D’OESTE,Prefeito VALTEIR QUIRINO DOS SANTOS MUNICÍPIO DE INDIAVAÍ, Prefeito PEDRO FERREIRA DE SOUZA MUNICÍPIO DE JAURU, Prefeito EDVALDO ALVES DOS SANTOS MUNICÍPIO DE LAMBARÍ D’OESTE, Prefeito EUCLIDES DA SILVA PAIXÃO MUNICÍPIO DE MIRASSOL D’OESTE, Prefeito WEMERSON ADÃO PRATA MUNICÍPIO DE SALTO DO CÉU, Prefeito RONALDO FLOREANO DOS SANTOS MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS, também se fez presente o Secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal Nascente do Pantanal  Sr. Dariu Antonio Carniel e outros servidores do mesmo, para tratrem de assunos pertinentes ao funcionamento do CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, SOCIAL, AMBIENTAL E TURÍSTICO DO COMPLEXO NASCENTES DO PANTANAL para o ano de 2018.

Dentre os assuntos realicionados e discutidos destacam-se alguns:

Na Pauta principal da assembleia do Consórcio de Saúde foi apresentado o projeto de aquisição de medicamentos e produtos hospitalares onde técnicos da SES – Secretaria de Estado de Saúde apresentaram aos prefeitos os termos de funcionamento do projeto e suas responsabilidades e também fora apresentado em termos gerais o diagnóstico sobre o funcionamento das farmácias básicas nos municípios e individualmente apresentado a cada prefeito a situação da Farmácia Básica de seu município.

O Presidente do Consórcio de Saúde, prefeito Ronaldo Floreano dos Santos anunciou a destinação de recursos na ordem de 2 milhões por parte do Ministério da Saúde, em ação promovida pelo Deputado Ezequiel Fonseca. Recursos que serão utilizados no custeio de cirurgias, consultas e procedimentos médicos. “Esses recursos são fundamentais para reduzirmos a fila de espera de nossa população por cirurgias. Com certeza esta ação do Deputado Ezequiel irá  proporcionar qualidade de vida e saúde a muitas famílias da região, terminando com o sofrimento dessas famílias que há muito esperam por uma cirurgia”, concluiu o Prefeito de São José dos Quatro Marcos.

Já na pauta do Consórcio de Desenvolvimento do Complexo Nascentes do Pantanal o presidente Wemerson Adão Prata, Prefeito de Salto do Céu, começou por anunciar a liberação dos recursos da Rota do Peixe, dizendo aos prefeitos que ao final do ano de 2017 foram liberados 980 mil reais das emendas do Deputado Ezequiel Fonseca para as ações da Rota do Peixe, que contemplam inicialmente a aquisição de uma máquina PC para a construção de tanques escavados, aquisição de ração para peixe...

Outra pauta importante foi apresentada pela Médica Veterinária Carolina Ferrari, servidora do Município de São José dos Quatro Marcos que está a serviço do Consórcio para coordenar a implantação do Sistema Municipal de Inspeção Integrado que com a aprovação da nova Lei do SUSAF permitirá a comercialização dos produtos registrados e inspecionados pelo Serviço de Inspeção Municipal, em todo o território mato-grossense. Segundo o Prefeito Martins Dias de Oliveira, esta é uma ação do Consórcio que vai gerar oportunidades na região, fazendo com que os produtos das pequenas agroindústrias familiares possam ser comercializados além das fronteiras do município. Com a ampliação do mercado consumidor poderão ser feitos os investimentos necessários para adequar as unidades produtivas e aumentar a produção, gerando muitos postos de trabalho e renda”, concluiu.

Também foi colocado em pauta o inicio da operação do aterro sanitário do consórcio, implantado em Mirassol D’Oeste e que irá receber como disposição final o lixo de 13 municípios do Consórcio. O presidente Wemerson apresentou a todos a Licença de Operação emitida pela SEMA/MT no último dia 14 de fevereiro, que autoriza o inicio da operação. Disse ainda que o Consórcio está tomando todas as providencias para viabilizar a operação do aterro o mais rápido possível.

E após o término da reunião, o Prefeito Martins convidou todos os Prefeitos e demais participantes para um delicioso almoço que seria servido aos mesmos, com o intuito principal de que assim pudessem de uma forma mais tranquila e descontraida tratar de assuntos pertinentes a proximidade de cooperação de um modo geral entre os muncipios circunvizinhos.